Jogue Mario Bros

JOGUE MARIO, não é vírus galera, nos da UE postamos para vocês se divertirem : D, BOM JOGO

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Diferença entre Roteiro, Enredo e História. Por Lookz CPF

Olá! Venho para vocês com mais um tutorial de roteiros! Desta vez este tutorial foi feita pela Lookz CPF na Reino RPG. Vão lá!

.:Introdução:.


Olá pessoal. Primeiro de tudo eu quero dizer que eu não venho aqui até vocês com esses "ensinamentos" acreditando que estão certos, ou errados. Muito pelo contrário. Criei esse tópico para aqueles que se interessam na arte de criar roteiros, histórias, e/ou enredos, possam ter uma noção das minhas idéias e se julgarem necessário, me corrigir. Pois bem. Começemos então.


.:O "X" da questão:.


Muitas pessoas tratam história, roteiro e enredo, como a mesma coisa. Mas estes três pontos essenciais para qualquer jogo ter uma contrução teórica adequada, são coisas totalmente diferentes. Sim, os três são muito parecidos, mas se pararmos pra analizar bem, veremos que as diferenças entre um e outro são maiores do que o esperado. Podemos observar isso simplesmente por perceber o significado de cada um em relação ao jogo:
*História: É nada mais nada menos que o porquê do jogo. Para zerar ojogo o mocinho tem que mataro dragão e salvar a princesa. Porque? Porque o dragão matou seu pai e etc etc etc. Essa é a história do jogo.

A história é todos os acontecimentos (verídicos, ou fictícios) que fizeram com que se crie uma situação agradável à jogabilidade.

*Roteiro: O roteiro é a ordem dos fatos que ocorrem no jogo. Nada mais que isso. Uma coisa bem simples de se fazer, e é o único dos 3 "pedaços" da construção teórica do jogo que não falta em nenhum jogo mesmo que o autor queira (querendo ou não algo vai acontecer no jogo, e antes ou depois desse algo outra coisa vai acontecer, logo, já temos um pequeno roteiro. Por exemplo. Um dragão matou uma família onde só o filho sobreviveu e sequestrou a princesa. Durante o jogo o filho cresce, chama amigos, derrota o dragão e salva a princesa. Fim. o roteiro desse jogo seria: dragão mata família, só filho sobrevive, sequestra princesa>filho cresce>chama amigos>mata dragão>salva princesa. Pronto.

O roteiro é a ordem em que todo fato, por minúsculo que seja, ocorre no jogo.

*Enredo: Enredo é a parte planejada do "sentido" em cada situação do jogo que os fatos e a ordem dos fatos causa no jogador. Geralmente, os enredos pra serem considerados pelo menos "aceitáveis", têm de conter alguma lógica simples por trás. O dragão mata uma família e só o filho sobrevive. Então ele vai comer uma pizza e então finalmente sua avó passa do nível 3 no donkey kong do SNES. Que sentido isso faz? Nenhum. Logo, um jogo desse tipo teria ao decorrer de cada situação um enredo terrível.

Enredo é o sentido que uma situação específica cria no jogador, em relação aos fatos já ocorridos, e os que ainda vão ocorrer.

Juntando esses três, e pondo uma harmonia entre eles, BANG! Você tem um jogo com uma construção teórica saudável (o que vem se tornando muito raro ultimamente, principalmente devido aos clichês).


.:Conclusão:.


Estudamos aqui alguns princípios básicos de história, roteiro e enredo, e aprendemos a diferenciá-los. Não digo que tudo contido neste tópico está correto, pelo contrário, afirmo novamente que estou apto a aceitar sugestões e críticas (construtivas), para que possa cada vez mais, melhorar minha obra. Desde já muito obrigado, e até a próxima.



Um comentário: