Jogue Mario Bros

JOGUE MARIO, não é vírus galera, nos da UE postamos para vocês se divertirem : D, BOM JOGO

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Entrevista com Snake Death - BloDash

Fonte: BloDash - O blog do Roberto Dash!

Olá pessoal do mundo Maker e leitores da UE Games, como prometido o blog tem entrevistas, e pra inaugurar as entrevistas convidei um grande eventer, ele é um dos destaques no Maker, sempre faz sistemas que ajudam os Makers, claro, eu não podia estar falando de outro eventer, é ele Snake Death, então pessoal, acompanhem a entrevista.



Roberto Dash: Olá Snake, antes de tudo, conte mais da sua vida fora do Maker, fale sobre suas músicas prediletas, coisas da sua vida, seus projetos, seus trabalhos, enfim, fale do Snake fora do mundo Maker e dos fóruns de RPG Maker.

Snake Death: Sou uma garoto de 13 anos, estou na 7ªsérie. Moro em São Paulo com minha mãe e meu irmão. Tenho gosto musical bem variado, gosto de POP, Rock, Eletronic, e gosto de bandas brasileiras também como: Capital Inicial,Charlie Brown Jr e etc. Pratico esportes, gosto de ir no cinema e tenho uma vida normal.


Roberto Dash:Agora, antes de pularmos para o assunto Maker eu gostaria que você contasse um pouco mais sobre você, seu verdadeiro nome, como surgiu o apelido "Snake Death" que você adotou e qualquer outra informação a mais que você quiser contar.

Snake Death:Meu nome verdadeiro é Kévin e esse meu apelido fui eu mesmo que inventei aleatóriamente, estava eu pensando em um nome e esse que me foi a cabeça. Depois disso o pessoal foi assemelhando as iniciais como SD ou só Snake e daí me conhecem assim.

Roberto Dash:Agora conte quando você conheceu o RPG Maker, e qual é o Maker que você mais gosta de usar.

Snake Death: Bom, conheci o RPG Maker de uma forma muito diferente de todos os makers creio eu, através do site Baixaki. Conheci o RPG Maker XP pelo site, más minha maior fonte no inicio foi o google, foi onde achei um site maker que ainda está ativo e foi lá que baixei o RPG Maker XP, depois de baixar eu não consegui usar. Fui aprender o RPG Maker em Setembro de 2008 com o RPG Maker VX.

Roberto Dash: Agora adentrando ao Mundo Maker, fale sobre seus sistemas sobre os seus projetos no Maker e o que você está preparando para esse segundo semestre de 2009. Outra pergunta já junto desta: você pretende entrar em alguma equipe Maker?


Snake Death:Tenho muitos sistemas, más os que eu mais gosto são: Super Sistema de Cartepillar (Novo Sistema) e GameOver por Eventos. Preparo recentemente a versão definitiva do Crash Starter KIT que já era para ser lançado mais tive alguns contra-tempos em relação ao projeto. Tenho alguns projetos secretos também, más nada muito complicado. Enquanto a equipe maker "oficialmente" eu não estou em nenhuma equipe e nem pretendo entrar, más costumo ajudar a equipe de um amigo meu.

Roberto Dash:Agora vamos adentrar mais um pouco no mundo maker. Nesse seu tempo mechendo com RPG Maker você se tornou um eventerde destaque e virou referência para muitos outros eventers, então se tornou um maker muito importante, pois contribui com sistemas e muitas outras coisas. Agora quero saber, há algum maker que você admiria de alguma comunidade Maker?

Snake Death: Bom eu como eventer vou citar eventers que eu mais gosto: Cronus, um cara que cria sistema e jogos incriveis no 2k/3 cria coisas que nenhum scripter já mais conseguiu fazer além disso cria ótimos jogos como: Dark Valley e Gooshido Quest.O tanatos faz coisas maravilhosas no 2k/3 sempre procurando jogos clássicos e valoriza muito o saber de um bom programador de eventos.Agora não posso deixar de citar o Kbç@. O cara criou uma Super Engine Guitar Hero e ainda lança sempre ótimos ABS sempre querendo ajudar.Scripter eu gosto de muitos, más o principal é o Anderson Porto, está criando muitas coisas para o Mundo Maker uma delas o XRM Studio.



Roberto Dash:Claro, como você é bom maker também deve ser um bom jogador, então, nos conte sobre o que achou dos jogos dos Makers nos fale em que eles poderiam melhorar como a jogabilidade, histórias e qualquer outra informação que você achar importante.

Snake Death: Vou resumir praticamente o que a maioria dos makers fazem com seu jogos:Mapa RTP, Ctrl C + Ctrl V nos scripts e a história muito ruim. Não tenho mais o que dizer, basta pensar como criar um jogo agrdável e faze-lo. Alguns dos jogos que eu gostei de jogar mesmo jogando pouco Angellus,Gooshido Quest, Super Mario Come-Come e outros jogos de comédia também.


Roberto Dash: Bom, estamos chegando na parte chata da conversa, o fim, digo que foi uma boa conversa, mas antes de terminar a entrevista eu gostaria que você deixasse um recado para os Makers que estão iniciando a carreira no RPG Maker.
Obrigado por nos conceder essa boa conversa Snake e até uma próxima oportunidade.


Snake Death:Sempre procurem superar seus limites, crie tudo que você acredita e não tenha vergonha de sonhar.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Ideia de um jogo de GTA

Olá! Estou aqui hoje para mostrar uma ideia que já está começando a ir na prática: O GTA!

- GTA? Um jogo de GTA? uahauhauah! Que trouxa! Acha que consegue fazer um jogo 3D no RPG Maker!

Não. Este GTA é em 2D, da série GTA I e GTAII. Dois jogos que começaram bem, e vão terminar nesta super-homenagem aos jogos. Iremos ripar os gráficos dos jogos para assim fazer um jogo parecido, com toda a jogabilidade que um jogo GTA poderia ter. Ainda não pensamos num nome. Este será o primeiro jogo da UE, então não esperem tanto. Idealizadores: Jhon Rider & Clown3.

Boa noite e boas férias!

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Criando Histórias e Enredos

Olá Galera maker, estou de volta para trazer mais um tutorial, mas dessa vez é de roteiros, ajuda muito para quem quer começar com uma história boa, ele me ajudou muito.
Agora deixamos de conversa e vamos logo para a ação XD

----------------------------------------------------------------------------------------------------

Criando Histórias e Enredos

----------------------------------------------------------------------------------------------------

Esquema do Tutorial

Organizar o planejamento
Esquema dos pontos que estarão presentes no jogo
Esquema da história
Do Esquema da história, faça o esquema para o Enredo
Escreva o Enredo de acordo com cada ponto do Esquema
Escreva também a história de acordo com o Esquema feito

----------------------------------------------------------------------------------------------------

Organizar o Planejamento
Consiste em você primeiramente pensar em algum Tema para o jogo e se preparar para começar os esquemas.

----------------------------------------------------------------------------------------------------

O que é um Esquema?
É um plano contendo os principais pontos os quais você deseja abordar de acordo com o Tema. Ex:
Herói casa-se com a Mocinha
Mocinha fica estranha
Mocinha vira um monstro
Herói mata a Mocinha

----------------------------------------------------------------------------------------------------

Pontos Fundamentais no jogo
É daqui que você tirará a base para escrever a sua História. Pegue o tema já definido, Ex: Guerra no Mundo Medieval, e escolha alguns Sub-temas e fatos interessantes que tem que fazer parte da sua História, Ex:
(Tomando o Tema como o visto acima: Guerra no Mundo Medieval)
Abordar Mulheres na guerra lutando
Falar sobre Sanguinolência nas guerras
Enfatizar a Soberba dos Reis na época
Mostrar o descaso dos Reis com o povo
----------------------------------------------------------------------------------------------------

Esquematizando a História
Depois de definir o Tema e o Esquema dos pontos fundamentais, você deve desenrolar uma história, na hora do esquema ela pode estar meio simples, mas na hora de passá-la “para o papel”, você irá detalhá-la e dar sentido aos seus acontecimentos. Ex:
Aldeia Simples
Chega à aldeia a ordem de alistamento a todos os homens
Alguns deles estão velhos ou doentes
Esposas desses homens se alistam no lugar
Essas mulheres vão para o fronte juntas
Descobrem que no exercito não há somente pessoas com um propósito, e sim que também existem pessoas que estão ali para se gratificarem com o sangue inimigo.
Rei perde esta batalha e pouco se preocupa com os feridos
Mulheres de todas as aldeias se unem ao outro exército contra o Rei

Percebam que a história está um pouco clichê, mas está bem embasada, então, isso permite a você ter um jogo de cintura maior para poder desviar de possíveis clichês futuros.

----------------------------------------------------------------------------------------------------

Esquematizando o Enredo
Pegue o esquema da história e veja os pontos que são de crucial importância aos jogadores, os quais não são explicados na história e que não serão surpresas da história no futuro. Ex:
“Rei A” quer impor sua religião em toda a região em volta de seu reino
Invade os territórios do “Rei B” Onde Estoura a Guerra
“Rei A” para prejudicar o “Rei B”, leva pragas para as aldeias mais populosas.

Pronto, assim você explica o porquê da guerra e o porque da estrondosa doença que não possibilitou a ida dos homens à guerra.

----------------------------------------------------------------------------------------------------

Escrevendo o Enredo
Para isso, Escreva Um ou Dois parágrafos de mais ou menos 4 linhas para cada ponto do esquema, detalhando muito bem cada ponto.

----------------------------------------------------------------------------------------------------

Escrevendo a história
Pegue os pontos estipulados no Esquema e escreva Um ou Dois parágrafos para cada ponto, mas, dê informações sobre os personagens e cenários.
Saiba que não existe história Nova, pois todos os aspectos que você possa abordar numa história já foram abordados anteriormente, mas você pode fazer uma boa seleção dos pontos importantes nas histórias que você considera as melhores e mescla-los.
Aborde sempre o pensamento dos seus personagens, pois em uma ação contínua, qualquer pessoa passaria por sérios problemas emocionais, o que é o caso da história passada acima, pois trata-se de Mulheres na Época medieval indo para o fronte de batalha.

----------------------------------------------------------------------------------------------------

Dicas:

Tirando Idéias para o Tema:
A primeira coisa a se fazer é pesquisar nas Galerias de Projetos de muitos fórums quais são os temas mais abordados pela maioria dos Makers. Sabendo quais eles são, fica mais facil optar por um tema menos explorado, dando um ar de Originalidade ao seu jogo.
Uma outra coisa que pode ser feita é, usar um tema comum (O que muitos chamam de Clichê) para embasar sua história, mas na hora de abordar os personagens e a história principal, fuja do que sempre é abordado. Por exemplo, num cenário de guerra a maioria das vezes é explorado o fronte de batalha, mas e a fuga dos camponeses das suas terras tento que se embrenhar nas florestas para protejer a própria vida e a da família... Entendem?

Como Criar teorias para o Jogo:
Digamos que uma teoria é algo que quem faz demora cerda de 10 anos para embasa-la e ela começar a ser aceita, creio que poucos aqui tem este dom de faer uma teoria em poucas horas (Não querendo menospresar ninguem, e se houver alguem com este dom, este é de extrema importancia para a Comunidade), por isso, opte por teorias ja feitas e embasadas, assim como na maioria dos Animes que vocês veem, além da trama dos personagens, as explicações para o que acontece de mistico, é totalmente embasado em teorías já muito bem feitas e aceitas por Muitas pessoas, o que as tornou conhecidas

-------------------------------------------FIM--------------------------------------------
Pronto tá ai galera, espero que gostem e aprendão.
Até o próximo tuto.
Valeu abração do JhonRider

Diferença entre Roteiro, Enredo e História. Por Lookz CPF

Olá! Venho para vocês com mais um tutorial de roteiros! Desta vez este tutorial foi feita pela Lookz CPF na Reino RPG. Vão lá!

.:Introdução:.


Olá pessoal. Primeiro de tudo eu quero dizer que eu não venho aqui até vocês com esses "ensinamentos" acreditando que estão certos, ou errados. Muito pelo contrário. Criei esse tópico para aqueles que se interessam na arte de criar roteiros, histórias, e/ou enredos, possam ter uma noção das minhas idéias e se julgarem necessário, me corrigir. Pois bem. Começemos então.


.:O "X" da questão:.


Muitas pessoas tratam história, roteiro e enredo, como a mesma coisa. Mas estes três pontos essenciais para qualquer jogo ter uma contrução teórica adequada, são coisas totalmente diferentes. Sim, os três são muito parecidos, mas se pararmos pra analizar bem, veremos que as diferenças entre um e outro são maiores do que o esperado. Podemos observar isso simplesmente por perceber o significado de cada um em relação ao jogo:
*História: É nada mais nada menos que o porquê do jogo. Para zerar ojogo o mocinho tem que mataro dragão e salvar a princesa. Porque? Porque o dragão matou seu pai e etc etc etc. Essa é a história do jogo.

A história é todos os acontecimentos (verídicos, ou fictícios) que fizeram com que se crie uma situação agradável à jogabilidade.

*Roteiro: O roteiro é a ordem dos fatos que ocorrem no jogo. Nada mais que isso. Uma coisa bem simples de se fazer, e é o único dos 3 "pedaços" da construção teórica do jogo que não falta em nenhum jogo mesmo que o autor queira (querendo ou não algo vai acontecer no jogo, e antes ou depois desse algo outra coisa vai acontecer, logo, já temos um pequeno roteiro. Por exemplo. Um dragão matou uma família onde só o filho sobreviveu e sequestrou a princesa. Durante o jogo o filho cresce, chama amigos, derrota o dragão e salva a princesa. Fim. o roteiro desse jogo seria: dragão mata família, só filho sobrevive, sequestra princesa>filho cresce>chama amigos>mata dragão>salva princesa. Pronto.

O roteiro é a ordem em que todo fato, por minúsculo que seja, ocorre no jogo.

*Enredo: Enredo é a parte planejada do "sentido" em cada situação do jogo que os fatos e a ordem dos fatos causa no jogador. Geralmente, os enredos pra serem considerados pelo menos "aceitáveis", têm de conter alguma lógica simples por trás. O dragão mata uma família e só o filho sobrevive. Então ele vai comer uma pizza e então finalmente sua avó passa do nível 3 no donkey kong do SNES. Que sentido isso faz? Nenhum. Logo, um jogo desse tipo teria ao decorrer de cada situação um enredo terrível.

Enredo é o sentido que uma situação específica cria no jogador, em relação aos fatos já ocorridos, e os que ainda vão ocorrer.

Juntando esses três, e pondo uma harmonia entre eles, BANG! Você tem um jogo com uma construção teórica saudável (o que vem se tornando muito raro ultimamente, principalmente devido aos clichês).


.:Conclusão:.


Estudamos aqui alguns princípios básicos de história, roteiro e enredo, e aprendemos a diferenciá-los. Não digo que tudo contido neste tópico está correto, pelo contrário, afirmo novamente que estou apto a aceitar sugestões e críticas (construtivas), para que possa cada vez mais, melhorar minha obra. Desde já muito obrigado, e até a próxima.